Com a crise, golpes no WhatsApp se multiplicam e podem roubar seus dados e até seu dinheiro, veja como os golpistas agem. Guia de Vendas pelo WhatsApp…
Nos dias de hoje, atravessamos uma crise financeira sem precedentes.E infelizmente por causa disso, os golpistas estão cada vez mais criativos na hora de darem seus golpes.
Os mais famosos no momento são os golpes no WhatsApp, sobre os quais vamos explicar a seguir, como funcionam e como você pode se proteger…
Golpes no Whatsapp – Como Ocorrem?
Um dos golpes mais famosos é quando os golpistas mandam links com alguma promoção, ou dizendo que você deve algo e precisa clicar no link para pagar a dívida.
Ou até coisas mais inocentes como um link para ver bbb ao vivo. E ao clicar no link você pode baixar software corrompido, vírus e até ter seu celular invadido.
Golpes com Pix
Um golpe que ficou famoso também é o golpista se passar por amigo ou parente e pedir um Pix com urgência para resolver um problema. A pessoa diz que está com numero novo e dois dias depois ela aparece fazendo o pedido.
Na verdade é um golpista, e se voce faz o pix nunca mais vê o dinheiro. A chance de recuperar é praticamente zero.
Veja, a seguir, como usar o WhatsApp de forma mais segura...
Como se proteger de Golpes no Whatsapp?
Existem várias medidas que você pode adotar, que vão ajudar na sua proteção:
1. Ative a autenticação de 2 fatores
É super simples, siga os passos abaixo:
- Vá ao menu “configurações” no canto superior direito;
- Entre na opção “Configurações”;
- Em seguida clique em “Conta”;
- Selecione “Confirmação” em duas etapas;
- Crie um código de seis dígitos que será sua dupla autenticação.
2. Atualize o WhatsApp
Mantenha o aplicativo atualizado, pois eles sempre lançam correções que evitam falhas, fecham brechas e coisas do tipo.
3. Mantenha o sistema do smartphone atualizado
Além do WhatsApp atualizado, sempre verifique se o Android ou o iOs do iPhone estão com a última versão, que sempre tem correções e a segurança reforçada.
4. Sempre desconfie!
Cuidado com links enviados por empresas que não conhece. Se um amigo pede dinheiro, ligue para ele e confirme que realmente é ele, faça perguntas que só ele poderia responder.
Se você está vendendo algo na OLX ou sites do tipo, nunca clique em links no celular, sempre entre você mesmo no site e verifique se existem mensagens.
Foi Vítima de Golpe? Avise a Polícia e a Operadora do Celular!
Por fim, se você tiver sido vítima de algum crime virtual, o cidadão deve imprimir a mensagem, bem como a janela completa com o endereço do link malicioso.
O registro de ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia do estado ou pelo serviço Delegacia On-line.
Considerações finais
Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas e se protejam desses golpes no WhatsApp! São pequenos cuidados que ajudam bastante, uma vez que ter o celular invadido ou mesmo dados e dinheiro roubados é uma dor de cabeça imensa.
Sugestões e dicas podem deixar nos comentários…